Intenso terremoto atingiu a costa sul do Mexico

USGS registrou tremor de magnitude 8,1. Alerta de tsunami chegou a ser feito para 8 países: México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

Terremoto de magnitude 8,1 no México derrubou um muro e deixou um carro destruído. (Foto: Carlos Jasso/Reuters)


Forte terremoto de magnitude 8,1 atingiu a costa sul do México que aconteceu às 11h49 no local ( em Brasília às 1h49), informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS - U.S. Geological Survey). O número de mortes confirmadas chegou a 35 (25 no Estado de Oaxaca, 7 em Chiapas e 3 em Tabasco).

O  Alerta de Tsunami do Pacífico chegou com possíveis ondas gigantes de até 4 metros de altura para México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

O sismo sacudiu quase todo o México e foi sentido em vários países da América Central.



O presidente do México, Enrique Peña Nieto, afirmou que este foi o mais forte terremoto registrado no país nos últimos 100 anos e que ele foi sentido por 50 milhões de mexicanos.

Ele foi mais forte que o notório terremoto de 1985, de magnitude 8,1, que causou grande destruição no país e deixou milhares de mortos (a cifra e teve seu epicentro no Pacífico perto da costa e mais perto da Cidade do México oficial é de pouco menos de 3,2 mil mortos, mas há estimativas de até 20 mil).

Soldados removem escombros de um edifício após terremoto, em Oaxaca, no México (Foto: Luis Alberto Cruz/AP)
De: Thaila Maria

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.