O legado de Stan Lee


No início, criou-se as histórias em quadrinhos de super-heróis. E as histórias eram sem forma e vazias; e havia trevas sobre o futuro da mídia; e o espírito da criação se moveu sobre o branco das páginas. E fez-se um novo tipo de herói. E viu Lee que esse herói era bom, e fez então a separação entre ele e os outros já existentes. E Lee chamou ao novo herói Marvel.


Ao longo da história, poucos criadores podem falar com convicção que exerceram uma influência tão grande em suas áreas que não só mudariam todo o entendimento posterior a eles como modificariam também o significado de todo o trabalho anterior à sua revolução. São poucos, bem poucos, nomes.




Lee foi criador ou co-criador de personagens conhecidos mundialmente. Como dono da Marvel, colocou-se também no papel de garoto propaganda da empresa. Ao contrário de sua concorrente DC Comics, a Marvel tem e continuará tendo um rosto, o de Stan. Muitos estão lamentando, por exemplo, o fato de ele não poder mais aparecer nos próximos filmes da Marvel.

Porém, com o avanço da tecnologia atual, não me espantarei se Stan Lee continuar fazendo suas pontas através de efeitos especiais.


O dono da Marvel também conseguiu dar um passo rumo ao futuro, sendo o responsável por adaptar seu universo de personagens ao cinema e à televisão. Nos últimos anos dificilmente alguém não assistiu a algum filme ou seriado com seus heróis. E isso sem contar com todo o comércio derivado dos personagens, na forma de brinquedos e camisetas, canecas e etc.

O universo das HQ’s deve muito a Stan Lee e os fãs certamente reconhecem seu legado. Seu nome será sempre lembrado, misturando-se com os de tantos personagens icônicos que lançou. Que ele descanse em paz e satisfeito, pois sua obra continuará alegrando milhões de fãs mundo afora.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.