Visita à TV Cultura: Alunos de Comunicação da Escola Papa Francisco acompanham de perto a produção do Jornal Cultura
“Foi massa! Me ajudou a decidir
qual carreira quero seguir”, é o que disse Mateus Viggo – um dos alunos de
comunicação Rádio e TV da Escola Papa Francisco depois de um passeio
informativo nos bastidores da Tv Cultura - FUNTELPA.
A visita foi direcionada
pela professora de Telejornalismo – Ana Cristina Campos, na sexta-feira (10),
às 17:00h. A turma pôde fazer um passeio por dentro da TV e saber como funciona
esse mundo vislumbrante do setor televisivo. Está afim de saber como foi essa
viagem? Prepraramos uma matéria especial pra você estudante de jornalismo e/ou
que curte esse universo.
A REDAÇÃO
A FUNTELPA possui três veículos de comunicação: Rádio, TV e Portal. Vamos conhcer como funciona a produção da TV Cultura.
Hoje a TV Cultura exibe somente um jornal com duração de meia hora, relativamente curto se comparado a outros jornais.
Sempre às 18h30, o Jornal Cultura possui um diferencial por ser de uma emissora pública com linha editorial diferente de outros veículos que acompanhamos. O foco são matérias de serviços, cidadanis, direitos humanos, saúde, educação cultura, sempre buscando levar para os telespectadores um jornalismo mais aprofundado.
Um ponto importante que deve ser levado em conta como destaque são as matérias especiais. Bullying foi o tema tomado como exemplo pela Coordenadora de Jornalismo - Paula Maneschy:
"Se a gente vai fazer uma abordagem mais aprofundada, vamos passar dois, três dias pesquisando, indo atrás de especialistas, buscando bons personagens, com boas histórias pra contar, além do material passar dois, três dias na ilha de edição pra finalizar da melhor forma possível. Exige, portanto, uma estrutura muito maior de reportagem, o cinegrafista precisa ter um outro olhar, com outros enquadramentos, uma outra linguagem, o cuidado com iluminação, com o áudio, enfim, demanda um outro formato".
O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO
O sinal da TV Cultura chega em boa parte das cidades paraenses, a equipe não. Por ser uma TV pública a questão de concentração de repórteres em Belém já é complicada, para o interior do estado mais ainda.
Mas um trabalho recente da Cultura para aproximar-se do público é a presença nas redes sociais. Existia apenas o Portal Cultura que divulgava os eventos, como a Feira do Livro. Agora não, o jornalismo possui uma página específica para notícias, o que aumenta ainda mais o desafio por ser uma nova rotina, com uma outra linguagem, um novo público.
Mateus Silva, um dos alunos do curso perguntou se as notícias veiculadas no Jornal Cultura vão para o jornalismo virtual. "Não, não todas!", respondeu a coordenadora.
As notícias da TV, Rádio e Portal, são produzidas por equipes diferentes, elas não estão (ainda) interligadas. Por isso aí vai uma novidade: Próximo ano a Cultura vai mudar de prédio e será montada uma só redação para todos os canais da FUNTELPA estarem em harmonia com as notícias.
CONHECENDO O STÚDIO E A MOVIMENTAÇÃO FINAL DO JORNAL CULTURA
Um dos momentos fascinantes durante a visita foi quando os alunos entraram no stúdio em que são apresentados os programas: JORNAL CULTURA e o SEM CENSURA PARÁ.
Poucos minutos antes do jornal ir pro ar, os estudantes bateram um papo esclarecedor com o jornalista e sociólogo Felipe Fernando - Apresentado do Jornal Cultura. Acompanharam de perto a produção de um telejornal, ou seja, as funções de cada profissional, edição, o material sendo passado pro switch, enfim toda a movimentação final para o jornal ser exibido com sucesso.
Esse é o momento - explica Felipe - a hora que eu dou uma olhada no espelho, a escalada, as cabeças e bato um papo com o entrevistado pra saber o que vamos falar e quanto tempo vai durar a conversa. É feita uma análise no programa (nesse caso o ANEWS), utilizado pra automatizar de forma instantânea.
No stúdio tem duas câmeras. Exatamente oque aparece no telepronter de uma, aparece na outra, de modo que se o apresentador mudar de câmera, ele consegue acompanhar o mesmo texto.
Por: Renan Mendes.
Nenhum comentário: