ASMR: um fenômeno relaxante

A técnica de relaxamento já conhecida em diversos países, vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil.


Alguma vez você já assistiu a um vídeo seja na TV, celular ou tablet, que deu aquela vontade de tirar um cochilo? Provavelmente, você pode ter passado por um processo chamado ASMR e nem sabia.

Mas o que é ASMR?!

A técnica do ASMR (sigla inglesa para Autonomous Sensory Meridian Response, em português: Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano) — considerado por muitos como um “orgasmo mental“ — é caracterizada por diversos estímulos visuais, auditivos ou cognitivos que criam uma sensação de formigamento normalmente sentida na nuca, couro cabeludo ou regiões periféricas do corpo.

No Youtube, o ASMR ganhou enorme popularidade entre jovens e adultos que sofrem com insônia, ansiedade e até depressão. Hoje, já existe uma denominação para quem atua nessa área, são os chamados ASMRtists (união em inglês de ASMR + Artista), que utilizam da criatividade para elaborar vídeos com o intuito de provocar formigamentos e/ou sensação de sono e relaxamento para seus inscritos.


Com o sucesso do ASMR nos Estados Unidos, e com a possibilidade de assistir aos canais do Youtube em diversos lugares do planeta, pessoas de vários países, inspirados nos ASMRtists americanos, começaram a produzir seus próprios vídeos voltados para um público local. Assim, expandindo a técnica pelos quatro cantos do mundo.

ASMR no Brasil

O ASMR foi chegando ao Brasil timidamente. Uma das primeiras pessoas que iniciaram os trabalhos da técnica para os brasileiros foi a enfermeira e comissária de bordo paulistana Carolina Rossi, ou simplesmente,  Sweet Carol. Com quase 900 mil inscritos em seu canal, e crescendo, seus vídeos já chegam a mais de 152 milhões de visualizações

Carol é quase uma representante oficial do ASMR brasileiro, já tendo participado de programas como Encontro com Fátima Bernardes (TV Globo) e The Noite com Danilo Gentili (SBT).

No vídeo a seguir, Carol conta um pouco da sua relação com o ASMR.


A ciência confirma que o ASMR funciona

Mesmo após milhares de pessoas relatarem o conforto e tranquilidade que o ASMR proporciona, ainda há gente que duvida da funcionalidade dessa prática. Mas o Departamento de Psicologia da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, analisou esse método e pediu para que voluntários assistissem a vídeos considerados comuns e de ASMR. Quem experimentou a essa “massagem cerebral” diminuiu consideravelmente a frequência cardíaca, se mostrou mais relaxado e com pensamentos mais positivos.

A má notícia é que alguns participantes da pesquisa se mostraram resistentes aos ruídos, como se inconscientemente bloqueassem os efeitos.
Esses vídeos induzem o estado de mindfulness, que é um estado de atenção plena. Isso ajuda a desacelerar o organismo. Dessa forma, as pessoas não estão pensando nos problemas, estão conectadas ao ambiente.
O comentário acima é do professor de Psicologia da Universidade de Fortaleza, Tauily Taunay.

A técnica do ASMR é indicada para quem tem dificuldade na hora de dormir ou quer apenas relaxar.

Quer saber se você consegue sentir a "massagem cerebral"? Descubra assistindo ao vídeo abaixo.


Por: Haddy Cavalcante

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.