Rádios comunitárias e a sua importância para a sociedade
As rádios comunitárias, instaladas nos bairros periféricos, têm exercido importante papel social, vêm sendo utilizadas como instrumento de educação nas comunidades nas quais estão inseridas e sofrem forte coação por parte do governo e de proprietários de rádios convencionais.
A radiodifusão comunitária desempenha um papel importante para a sociedade à medida em que atua na formação de cidadãos por meio da sua programação, que veicula educação, notícias, cultura, esporte, políticas públicas e, principalmente, dá oportunidade para membros da comunidade se manifestarem. o tratamento recebido pela rádios comunitárias é excludente; as forças políticas atuam como se elas não tivessem o direito de ser um agente comunicacional.
Historia
Rádio Comunitária é um tipo especial de emissora sonora em FM, tem um alcance ilimitado, sem fins lucrativos, com potência limitada a 25 watts, a frequência é legalizada e somente liberada pela Anatel. Criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades. No Brasil, é regulamentada pela lei 9.612 de 1998.Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dará condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas ideias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais. Estas emissoras estão ligadas à Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc), no mundo, e, no Brasil, à Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraco).
"Desde sua regulamentação em 1998, o Brasil conta com cerca de três mil emissoras de rádios comunitárias." Dados da Associação mundial de rádios comunitárias (Amarc).
Programação
A programação diária de uma rádio comunitária deve conter informação, lazer, manifestações culturais,artísticas, folclóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais. Deve respeitar sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família e dar oportunidade à manifestação das diferentes opiniões sobre o mesmo assunto. É proibido a uma rádio comunitária utilizar a programação de qualquer outra emissora simultaneamente, a não ser quando houver expressa determinação do Governo Federal. Não pode, em hipótese alguma, inserir propaganda comercial, a não ser sob a forma de apoio cultural, de estabelecimentos localizados na sua área de cobertura.
Importância
O propósito primordial dessas emissoras é proporcionar a democratização dos meios de comunicação e informação num país capitalista, democrático e de extensões continentais.
As rádios comunitárias têm realmente democratizado a comunicação no país. Pessoas que nunca se viram sendo representados nas grandes mídias agora podem expressar seus ideais e valores na comunidade em que vivem. Isso possibilita o livre fluxo de pensamentos e ideias;proporciona a liberdade de expressão;contribui para o processo da consolidação da democracia brasileira.
Por fim, As rádios comunitárias pode desenvolver um papel importante na comunidade,trazendo melhorias aos que trabalham na rádio. Elevando sua auto estima e levando cultura a pessoas que talvez não teriam a oportunidade, tornando-os cidadãos críticos, pensantes e desmistificando a mídia.
A rádio pode trazer melhorias em todos os aspectos, sendo, portanto,importante agente de inclusão social pois traz infrmação e contrubui para a construçào de cidadãos críticos, que já não aceitam qualquer tipo de explicação dada pela mídia ou pelos governantes.
Nenhum comentário: