De porto à ponto turístico: Estação das Docas

O complexo mais badalado de Belém


Por Elizah Ferreira e Wikson Ximenes
04/12/2018 ás 12h30min

Um pouco de história

Localizada na avenida cais Boulervard Castilho França, no bairro histórico da Cidade Velha, em Belém do Pará.  A Estação das Docas é um ponto turístico de  referência nacional que congrega gastronomia, cultura, moda e eventos nos 500 metros de orla fluvial numa área com 32 mil metros quadrados em três armazéns, um terminal de passageiros, uma janela para Baía do Guajará e a Ilha das onças.

A Estação das Docas é um complexo turístico e cultural inaugurado em 13 de maio de 2000 como uma forma de revitalização do antigo porto com média diária de visitas de seis mil pessoas. Os três galpões de ferro inglês, são exemplos da arquitetura característica da segunda metade do século XIX. Os guindastes externos foram fabricados nos Estados Unidos, no começo do século XX. Já a máquina a vapor em meados de 1800, fornecia energia para os equipamentos do porto.

Para as apresentações no palco, o Anfiteatro foi construído nas ruínas do forte de São Pedro Nolasco, erguido originalmente em 1665. O espaço foi destruído após o movimento da Cabanagem em 1825, e revitalizado para a inauguração da estação.  Nessa viagem pela história, o turista encontra ainda imagens em tamanho natural de pessoas que estiveram no lugar na época de sua inauguração. Além de um piso todo em paralelepípedo, que busca reproduzir as ruas do antigo centro histórico de Belém. A Estação das Docas também possui o  teatro Maria Sylvia Nunes  é um teatro governamental fundado em 2002, sendo   uma das mais modernas e sofisticadas salas de espetáculos da região norte. 

Além de  oferecer lazer e entretenimento à cidade, a Estação das Docas possui três armazéns divididos entre artes, gastronomia e feiras e exposições, denominados Boulevards. Esses espaços são resultado de um minucioso trabalho de restauração, revestidos com vidro e proporcionando uma bela vista. Entre os serviços, há também seis restaurantes, uma choperia, lojas, quiosques, salão de beleza, salas multi-uso para eventos, agência de câmbio e de viagens, bancos 24 horas, sorveteria e artesanato. Aberto diariamente das 10 horas da manhã até a meia-noite.




Tudo de melhor em um só lugar

Só o belo visual da orla do antigo porto de Belém já valeria o passeio, mas a estação das Docas é um daqueles lugares que não dá vontade de ir embora como relata Mauriceia Viana, de Maceió. Segunda ela, quem vem para Belém e não conhece a Estação das Docas não conhece Belém.
Já ouvia falar muito na internet com relação a Estação das Docas e foi mais um motivo pra vim conhecer. Aqui é o portal da Amazônia quem vem a Belém e não vier aqui na Estação das Docas não conheceu Belém. Então, Belém está de parabéns, essa população maravilhosa sempre sorridente, nós atrair.
Yutuca Maeda, marido de Mauriceia também parabenizou a cidade de Belém e elogiou a Estação das Docas.
Muito bom, atrativo, informativo e interessante. Muito bonito e bem frequentado. Eu acho que está de parabéns Belém.
Entre as apresentações diárias grupos musicais paraenses tem espaço na orla com o projeto Pôr-do-som.  Produções teatrais para todas as idades são conhecidas por meio dos projetos Pôr-do-sol e Palco Livre. Além disso, datas festivas têm sempre programações especiais. Na gastronomia tem sabores regionais e de diversas partes do mundo podem ser encontrado no complexo. O 2º piso da Estação das Docas tem ainda um shopping de lojas que oferecem produtos diferenciados como perfumaria, lembrancinhas,  jóias, moda, salão de beleza e muito mais para o turista levar de recordação.

Para mais informações acesse o site:

















Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.