Taxi vs Uber
continua a polemica entre taxistas e motoristas do aplicativo Uber. Após o legislativo municipal aprovar no dia 30 de novembro de 2016 uma proibição aos aplicativos de transporte de passageiros, a Defensoria Pública do Pará questionou esta medida alegando que a decisão dos vereadores viola os direitos do consumidor e o interesse da população. Esta ação desencadeou muitos protestos como o ocorrido no último dia 4, onde cerca de 100 taxistas de Belém percorreram varias ruas do centro comercial segundo a Polícia Militar.
![]() |
Protesto De Taxistas Conta Aplicativo Uber Belém-PA |
A Prefeitura considera o Uber um tipo de transporte público e remunerado, e em relação ao fato, a Semutran esclarece que o próprio condutor admitiu o uso de seu veículo como meio de transporte público e remunerado. A empresa informou que as apreensões são indevidas porque o serviço prestado pelos motoristas parceiros do Uber não só encontra respaldo na legislação Federal mas ainda na própria Constituição e garante que os motoristas parceiros da empresa prestam o serviço que é previsto em lei (Política Nacional de Mobilidade Urbana Lei Federal 12.587/2012), ressaltando que, por diversas vezes, os tribunais brasileiros consideraram inconstitucionais as tentativas municipais de proibição do aplicativo, confirmando a legalidade das atividades da empresa e dos motoristas parceiros.
![]() |
Alexandre Almeida-Motoristas Uber (Fonte G1-Rede Oliberal) |
Saiba Mais Sobre o Uber
Uber é uma empresa multinacional norte-americana, prestadora de serviços eletrônicos na área de transporte privado urbano. Fundada em 2009 por Travis Kalanick, a empresa esta avaliada a 51 bilhões de euros, A primeira cidade a receber o Uber no Brasil foi o Rio de Janeiro, em maio de 2014, na Região Norte Do Brasil, o serviço chegou primeiro em Belén, no dia 08/02/2017, em Manaus, o serviço foi disponibilizado oficialmente em 12/04/2017.
![]() |
Travis Kalanick ( Fundados Da Uber) |
Por: Matteus Syllva
Nenhum comentário: