Liminar da "cura gay" causa polêmica entre internautas

Esta sexta-feira (15), um Juiz da 14ª Vara Federal do Distrito Federal concedeu uma liminar polêmica que dava permissão aos psicólogos fornecerem terapias de reorientação sexual a pessoas homossexuais. Na segunda-feira (18), o Conselho de Psicologia se pronunciou contra a liminar alegando que a proposta da liminar se pautava num tratamento sem base científica, pois não há estudos que comprovem que a homossexualidade se trata de uma condição psicológica, muito menos que um tratamento de psicoterapia seria, de fato, eficaz para uma suposta "reversão sexual". O pronunciamento do Conselho de Psicologia teve inclusive o apoio da OAB.

A internet brasileira se dividiu. Muitos apoiavam a decisão, outros discordavam e alguns apoiavam a liberdade de escolha daqueles que querem receber esse tipo de tratamento. No Twitter, as hashtag #HomofobiaÉDoença , #HomofobiaNãoÉDoença e #trateseupreconceito lideraram nos trending topics, onde muitos usuários da plataforma expuseram suas opiniões a repseito da decisão do Juíz.

Alguns formadores de opinião no Youtube também se pronunciaram. O polêmico youtuber Nando Moura, que já tem mais de 1 milhão de inscritos em seu canal, se pronunciou a favor da liminar e repudiou o pronunciamento do Conselho de Psicologia que nega um tratamento a pessoas homossexuais. Em resposta o youtuber Felipe Neto, dono de um dos maiores canais do país, disse que a terapia de cura gay se tratava de charlatanismo.

Vídeo de Felipe Neto a respeito do assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=jnJTUOPVWNE


O youtuber Izzy Nobre usa seu canal para apurar a propagação de notícias falsas, as famosas Fake News, ele já se envolveu em polêmica desmacarando em seus vídeos uma suposta jovem empreendedora de sucesso internacional. Em seu último vídeo, ele esclarece a liminar e o pronunciamento a fim de de elucidar a notícia.

Segue o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=4P5-XxIyS_c


Matéria por Mateus Matos.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.