Desigualdade Social no Brasil




Um dos maiores problemas do Brasil

A desigualdade social é mais um dos problemas que assolam a população brasileira.



  A desigualdade social está relacionada diretamente ao capitalismo que é uma forma de pensamento que se baseia na ideia de acúmulo de capital e de propriedade privada, o próprio capitalismo também propõe o princípio da competição e a classificação do nível das pessoas baseadas no capital e seu consumo. Ela está presente em todo os países no mundo, mas em níveis diferentes,em alguns lugares pode ser mais fácil de perceber a diferença e em outros pode ser menos perceptível.
  A desigualdade social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população brasileira, embora nos últimos anos ela tenha diminuído. As regiões mais afetadas pelos problemas sociais são o Norte e o Nordeste do país, os quais apresentam os piores IDH's (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, e por mais que o nosso país esteja entre os dez países com o PIB mais alto ele é o oitavo com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo. Isso é o resultado da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação, saneamento e saúde.



  Desta forma a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades. A desigualdade social é marcada pela distribuição desigual de renda e é evidente, basta uma simples observação na sociedade em que vivemos. O cenário habitacional é um forte indício da condição de desigualdade, como podemos ver o aglomerado de casas nas áreas periféricas, e a falta saneamento básico e do tratamento e distribuição de água, entre outros. Infelizmente ainda faz parte do cotidiano de milhares de brasileiros que estão sujeitos a uma série de doenças, por isso, a falta de saneamento básico pode levar pessoas à morte. Além da falta de boas condições de vida, as pessoas que moram nessas áreas, na maioria delas só pode ter acesso às escolas públicas cujas condições são muitas vezes precárias, e não possuem um ensino de boa qualidade. Dessa forma, fica um pouco mais difícil o acesso a um ensino superior.
  No geral, a desigualdade social ocorre mediante falta de uma educação de qualidade e de melhores oportunidades no mercado de trabalho, e também nas dificuldades de acesso aos manifestos culturais e históricos pela maior parte da população.
  A Desigualdade só vai chegar ao fim no dia em que todos compreenderem seu significado, no dia  em que cada um se preocupar não apenas com o seu futuro, mas com o próximo,e no dia que educação for prioridade e a política for utilizada no sentido literal do termo para beneficiar o povo e não apenas um pequeno grupo de corruptos é que finalmente poderemos ter um país menos desigual.


                                        

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.