Paroquianos do Tapanã se preparam para 18km de caminhada rumo à Basílica Santuário


Com louvores, reflexões e muito amor, os paroquianos vão percorrer cerca de 18 km pelas ruas de Belém até a Basílica de Santuário, em Nazaré.





No dia 19 de outubro, a Paróquia Jesus Bom Samaritano vai realizar a décima edição da caminhada peregrina rumo a basílica santuário de Nazaré. Eles vão percorrer um trajeto de mais de 18 km, passando pelas principais vias de Belém, como a Avenida Augusto Montenegro, Avenida Almirante Barroso e seguindo até São Braz. 






Há dez anos a caminhada celebra a passagem de mais um Círio de Nazaré e todas as graças alcançadas durante os dois meses de preparação para o círio e durante os anos de sua existência como casa de oração. O círio acontece todo segundo domingo de outubro em Belém do Pará, neste ano, marcado para o dia 14 de outubro.


História, segundo paroquianos
...A primeira caminhada foi por volta de 2000, 2001... Nas primeiras caminhadas a gente experimentou o medo, o cansaço, mas a gente sempre ia cantando. E no fim, a paz era incrível...Isso me motivou a ir mais vezes e, se Deus quiser, eu vou esse ano.
 Dona Suely Cruz, paroquiana.

A primeira caminhada foi no período da manhã...Nós temos uma foto em que todos que estavam lá eram de comunidades do Caminho Neocatecumenal...
 Lucas Henrique, paroquiano.

Trajetória


Reflexão e dança

Se você aguenta três horas e dez minutos a pé, SEM PARAR... Parabéns!!

 Pode ir sozinho que a gente se vê lá, por que nessa caminhada tem paradas e é nelas que os jovens se reúnem para dançar.

Dançar? Sim senhor!

Depois de todos se acomodarem e se hidratarem, o pároco usa de alguns minutos de reflexão sobre algum tema importante para o fortalecimento espiritual dos caminhantes (histórias de santos, leituras do evangelho, cartas e logo depois uma breve catequese do pároco).



Logo em seguida, os jovens do caminho Neocatecumenal recolhem seus instrumentos e formam a grande roda. Nesta roda, os jovens soltam sua energia, pelo menos uma parte dela. Mas é revigorante e aumenta a empolgação. 




A dança é animada e bem cativante, principalmente com as misturas de percussões rústicas com o som das batidas de violão a moda espanhola (O CNC nasceu em Palomeras, na Espanha).






A ‘’Grande roda’ é um dos símbolo mais conhecido dentro do movimento da Igreja Católica chamado Caminho Neocatecumenal que representa a alegria e a festa dos irmãos reunidos em uma dança simples que remete aos tempos antigos do povo Hebreu.

SAIBA MAIS:

A DANÇA:


CAMINHO NEOCATECUMENAL:
TÁ, MAS O QUE É ESSE ''CAMINHO''? 



Com tudo isso, é bom preparar os tênis, as garrafas de água e o terço. 
Para quem gosta de ir conversando, vai ter bastante papo! Mas pra quem gosta de ir mais sozinho, não se preocupe... todos vamos chegar lá.

 Matéria: Ana Maria 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.