Síndrome do abandono


Síndrome do abandono.
Segundo pesquisas, o abandono dos animais domésticos esta se tornando cada vez mais frequente

 Por Jeyce Poliana                                                                                                       


 Não é nada fácil andar pelas ruas de Belém sem ao menos se deparar com animais domésticos abandonados.  O problema mais grave que afeta cães e gatos, que acabam sendo expostos a chuva ao frio e ao sol. De acordo com pesquisas realizadas pelo G1 Pará, há mais de 30 mil animais nas ruas.
  É impossível que os animais se mantenham sozinhos em ruas, becos e feiras da cidade caçando comidas, bebendo água suja. Se protegendo da covardia e da violência do ser humano que xinga, bate e chuta. Como sobreviver nessas condições terríveis?!
  Em uma entrevista com a protetora dos animais Lizandra Paraense, Dona de Nove Gatos e Dois Cachorros, a mesma diz Os animais escolhem os seus donos e eles nos devolvem o amor de forma diferente”. A protetora se sente impotente por não poder ajudar mais, “o desejo de todo protetor é ajudar e resgatar todos os animais, porém é impossível e assim percebo o quanto é difícil.



Além de ser uma grande violação dos direitos dos animais, o abandono gera inúmeros problemas de segurança e saúde pública nos grandes centros urbanos. Portanto o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) informa que realiza seus trabalhos resgatando os animais de rua das feiras, castrando e cuidando para poder levá-los para o centro de doações e também promovendo feiras de adoção. O canil do CCZ abre de Segunda a Sexta das 08h00 às 17:00. Mais informações: (91) 3344-2368



Causas de abandono

Possíveis desculpas como justificativa de modo geral:
·         Quando chegam as férias
·         Mudança de residência
·         Falta de dinheiro
·         Comportamento inadequado
·         Falta de tempo para cuidar
·         Nascimento de um filho

Consequências

Uma parte da população não se da conta da crueldade e dos riscos que se corre ao abandonar um animal na rua.
·         Maus tratos
·         Atropelamentos
·         Transmissão involuntária de doenças.


Não há diferença fundamental entre o Homem e os animais nas suas faculdades mentais (...). Os animais, como o Homem, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento.     Charles Darwin

VEJA MATÉRIAS SEMELHANTES EM:






Um comentário:

  1. É muito lamentável o que esta acontecendo com nossos animais,sendo abandonados na rua.
    Ótima matéria..uma realidade em todas as palavras.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.